NUCLEO MINEIRO DE OBESIDADE-NUOBESMG.RUA ROSINHA SIGAUD 1320-FONE 36431145

NUCLEO MINEIRO DE OBESIDADE-NUOBESMG.RUA ROSINHA SIGAUD 1320-FONE 36431145
NUGLEO MINEIRO DE OBESIDADE-NUOBES-MG

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

VANTAGENS DA CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA

VANTAGENS DA CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA

Minimamente invasiva e aplicável em todas as técnicas cirúrgicas, a videolaparoscopia representa uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina. No tratamento da obesidade, as cirurgias do gênero se diferenciam da convencional, aberta (laparotomia), em função do acesso utilizado.

Na cirurgia aberta, o médico precisa fazer um corte de 10 a 20 centímetros no abdômen do paciente, enquanto na videolaparoscopia são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. O registro fica gravado e o paciente pode levar uma cópia de DVD como um documento da operação.

Das quase 60 mil cirurgias bariátricas realizadas em 2010 no Brasil, 35% foram feitas via videolaparoscopia. A taxa de mortalidade média é de apenas 0,23% – abaixo do índice de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, contra 0,8% a 1% da cirurgia aberta (laparotomia).

Vale lembrar que, em algumas situações, o cirurgião precisa converter a videolaparoscopia em cirurgia aberta. Essa decisão é baseada em critérios de segurança e só pode ser tomada durante o ato operatório.

• Menos tempo de cirurgia – a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia dura, em média, pouco tempo, algo entre 40 minutos e 1 hora e 30 minutos.

• Menos invasivao cirurgião realiza de quatro a sete pequenas incisões de 0,5 a 1,2 centímetros. É necessário insuflar a cavidade abdominal com gás carbônico, a fim de criar espaço suficiente para que o cirurgião possa trabalhar com o auxílio de uma videocâmera, cânulas, sonda, bisturi elétrico, grampeadores especiais e outros instrumentos de acesso.

• Menos tempo de recuperação – no pós-operatório, os benefícios são maiores: dor mínima por um dia ou quase inexistente (medida principalmente pela quantidade de analgésicos consumida pelo paciente), alta hospitalar precoce (36 horas) e retorno mais rápido às atividades laborais (7 a 10 dias). Na cirurgia aberta, o paciente fica ao menos três dias internado e leva de 30 a 50 dias para voltar à rotina normal.

• Menos riscos – a videolaparoscopia ainda oferece menos risco de infecções. Após o primeiro ano de cirurgia, a incidência de hérnia nos minicortes ocorre em apenas 2% a 3% dos pacientes. Na cirurgia aberta, cerca de 30% dos submetidos a essa operação desenvolvem hérnia no corte (incisional).


Custo médio (R$):

VIDEOLAPAROSCÓPICA 15 mil a 25 mil /

CIRURGIA ABERTA 10 mil a 15 mil


Duração da cirurgia:

VIDEOLAPAROSCÓPICA 40 min a 1h30min /

CIRURGIA ABERTA 2 a 3 horas


Tempo de internação:

VIDEOLAPAROSCÓPICA 36 horas /

CIRURGIA ABERTA 3 dias


Retorno à rotina normal:

VIDEOLAPAROSCÓPICA 10 dias /

CIRURGIA ABERTA 30 a 60 dias


N. e tamanho incisão:

VIDEOLAPAROSCÓPICA 4 a 7 mini-incisões 0,5 a 1,2 cm /

CIRURGIA ABERTA 1 incisão de 10 a 20 cm


Incidência hérnia local da incisão em 1 ano:

VIDEOLAPAROSCÓPICA 3% /

CIRURGIA ABERTA 30%


Cirurgias realizadas em 2010 no Brasil:

VIDEOLAPAROSCÓPICA 21 mil /

CIRURGIA ABERTA 39 mil


Dor pós-operatória:

VIDEOLAPAROSCÓPICA Leve /

CIRURGIA ABERTA Moderada a intensa



Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Nenhum comentário: